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Com uma proposta metodológica pluralista e tematicamente variada, o Encontro de Economia Gaúcha chega à sua oitava edição na PUCRS. Assim como nas suas edições anteriores, o 8º EEG é promovido e organizado em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE) e pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), consolidando-se como um dos mais expressivos espaços de debate sobre a economia estadual.

Atualmente, na FEE, na FACE-PUCRS e em muitas outras instituições gaúchas de ensino e pesquisa, economistas e outros profissionais desenvolvem estudos socioeconômicos sobre o Rio Grande do Sul. Tais estudos possuem caráter muito variado, tanto pela diversidade de paradigmas que os orienta, quanto pela condição multifacetada da economia gaúcha como objeto de pesquisa. A produção desse conhecimento sobre a realidade econômica regional permanece, contudo, fragmentada entre os pesquisadores e dispersa pelas diversas instituições.

A realização deste 8º Encontro é importante, pois, da mesma forma que nas edições anteriores, possibilita a confluência de estudos e pesquisas, além do intercâmbio de idéias e debates sobre os diversos setores e aspectos da economia gaúcha.

O Encontro permite a identificação do atual “estado da arte” em matéria de produção científica acerca da economia regional, em seus diversos aspectos e setores, contemplados nas diversas áreas. Para esta edição do EEG, estão previstas as seguintes sessões temáticas:

– Agricultura Familar e Desenvolvimento Rural

– Desigualdade, Pobreza e Políticas Públicas

– Economia do Trabalho e Demografia

– Economia Regional e Urbana

– Estudos Setoriais, Cadeias Produtivas e Agronegócio

– História Econômica

– Macroeconomia, Setor Externo e Crescimento Econômico

– Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

– Setor Público e Finanças Públicas

* Caso os trabalhos se destaquem, serão incluídos em uma seção especial das revistas: Indicadores FEE e Ensaios FEE.

O objetivo do 8o Encontro de Economia Gaúcha é propiciar a análise dos problemas econômicos do Rio Grande do Sul, sob uma perspectiva metodologicamente pluralista e tematicamente variada. Ele deve se constituir numa oportunidade de reflexão sobre temas variados, inserindo-se em diferentes tipos de discussão, com o intuito de

a) propiciar um ambiente que favoreça a discussão de questões referentes à economia do Rio Grande do Sul;

b) motivar as autoridades para a produção de conferências ou de textos sobre os problemas econômicos do Estado;

c) viabilizar oportunidades para que temas específicos sobre a realidade estadual sejam trabalhados com antecedência, originando artigos;

d) selecionar trabalhos que possam ser publicados, ampliando a visibilidade e o alcance das problemáticas discutidas;

e) viabilizar a troca e a contribuição ao avanço do conhecimento nos temas tratados nos artigos;

f) divulgar os resultados alcançados em meio impresso e digital;

g) garantir espaço para exposição de trabalhos de discentes.

O evento destina-se a professores e pesquisadores, a alunos de Ciências Econômicas e áreas afins, bem como a profissionais da área de economia e público em geral.

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2016, no Prédio 50 da PUCRS.

Prof. Adalmir Antônio Marquetti (PUCRS)

Prof. Adelar Fochezatto (PUCRS)

Prof. Alessandro Donadio Miebach (FEE)

Prof. Augusto Mussi Alvim (PUCRS)

Prof. Bruno Breyer Caldas (FEE)

Prof.a Maria Lucrécia Calandro (FEE)

Dia 19 de maio (quinta-feira) 

Horário Atividade
8h15 – 8h45 Inscrições e entrega de materiais
8h45 – 10h15 Solenidade de abertura
10h15 – 10h30 Intervalo
10h30 – 12h Sessões 1, 2, 3, 4, 5 e 6
12h – 13h30 Intervalo para almoço
13h30 – 15h Sessões 7, 8, 9, 10, 11 e 12
15h – 15h15 Intervalo
15h15 – 16h45 Sessões 13, 14, 15, 16
16h45 – 17h Intervalo
16h – 18h * Workshops temáticos:
– Curso de metodologia de R
– Curso de Metodologia da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) 
Ministrante: Rafael Bassegio Caumo
19h30 – 21h Conferência de abertura: Lucratividade e Distribuição: a origem econômica da crise política – Palestrante Dr. Prof. Adalmir Marquetti (PUCRS).

Dia 20 de maio (sexta-feira)

Horário Atividade
8h30 – 10h Sessões 17, 18, 19, 20, 21 e 22
10h – 10h15 Intervalo
10h15 – 11h45 Sessões 23, 24, 25, 26, 27 e 28
11h45 – 14h Intervalo para almoço
14h – 15h45 Conferência: Economia Brasileira em Perspectiva – Palestrante: Laura Barbosa de Carvalho
15h45 – 16h Intervalo     
16h – 18h * Workshops temáticos:
Curso de metodologia do PIB
CORECON e a formação do Economista

* Workshops: eles ocorrerão de forma simultânea nas salas de aula do mesmo prédio. No dia do evento, os participantes poderão optar em qual atividade desejam participar, obedecendo a capacidade física de cada sala.

Dinâmica das sessões:

a) O último apresentador da sessão coordenará a mesa;

b) O 2º apresentador debaterá o artigo do 1º apresentador, o 3º debaterá o artigo do 2º e assim sucessivamente até que o 1º apresentador da sessão debaterá o artigo do 5º apresentador;

c) O tempo de cada apresentação será de 15 minutos e o tempo do debatedor será de 5 minutos;

d) Para que seja preservado o mesmo tempo para todos, será sugerido que as perguntas do público fiquem para o final das apresentações;

e) Em breve, os debatedores poderão realizar o download dos artigos neste site.

Carga Horária: 17 horas.

Certificado: será fornecido certificado de ouvinte a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Regulamento para envio dos trabalhos

O artigo deve obedecer à seguinte formatação:

  • letra Times New Roman 12,
  • espaço entrelinhas 1,5.
  • margens: superior e esquerda, 3,0 cm; inferior e direita, 2,0 cm.
  • não deve exceder 25 laudas, incluindo tabelas, figuras, notas e referências bibliográficas (desde que não ultrapasse 2MB).
  • deve ser acompanhado de título, de abstract em inglês e de um resumo em português com 10 linhas, no máximo.
  1. A etapa para envio de trabalhos ocorre no momento em que o participante realiza a inscrição no site. Após finalizar, receberá uma mensagem automática confirmando a inscrição.
  2. O participante deve realizar o pagamento e, na sequência, receberá uma nova mensagem automática confirmando a matrícula efetivada no evento.
  3. No site, serão informados os trabalhos aprovados (data a definir). Caso o trabalho não seja aprovado pela Comissão, o participante poderá solicitar até a data do evento o reembolso do valor pago à Educação Continuada (considerando os prazos de reembolso).
  4. Cada participante pode submeter até 3 trabalhos, sem custo adicional. O valor será considerado de acordo com categoria de público selecionada no momento da inscrição.
  5. Será fornecido um certificado por trabalho. Caso seja necessário obter mais vias, você poderá realizar uma cópia do certificado impresso ou solicitar diretamente à EDUCON a emissão de vias extras (considerando o custo de R$ 11,00 por impressão).
  6. O certificado de trabalho poderá ser retirado por qualquer integrante do trabalho.

Data inicial para envio de trabalhos: 01/03/2016

Data final para envio de trabalhos: 24/04/2016

* Caso os trabalhos se destaquem, serão incluídos em uma seção especial das revistas: Indicadores FEE e Ensaios FEE

ACESSE AQUI A DATA E O HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES

* Todas as apresentações ocorrerão no 3º andar do Prédio 50.

Modalidade Valor
Alunos PUCRS R$ 50,00
Diplomados PUCRS R$ 50,00
Alunos externos R$ 55,00
Público Geral R$ 150,00

Para fazer a inscrição, clicar em inscreva-se e preencher todos os campos indicados no formulário.

Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Atenção:

* Prazos para selecionar formas de pagamento e realizar a sua inscrição no site:

– pagamento por boleto bancário: disponível no site até 12/05

– pagamento por cartão de crédito: disponível no site até 18/05

– pagamento presencial: no EDUCON podem ser realizadas inscrições e pagamentos até o dia do evento.

Contato: [email protected] / (51) 3320 3680 – Prédio 40, sala 201 – PUCRS

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1) Realizei minha inscrição no evento, porém o prazo do boleto bancário venceu e ela foi cancelada. O que devo fazer?

Caso você não realize o pagamento, sua inscrição será automaticamente cancelada pelo sistema no prazo de 07 dias. Você pode acessar o site do evento e realizar novamente a sua inscrição para proceder ao pagamento e garantir sua vaga. Em caso de dúvida, contate a Educação Continuada (EDUCON) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320 3680.

2) Não localizei minha Instituição no campo “Instituição de Ensino”. Como devo proceder?

Envie uma mensagem pelo item “Contato” no menu deste site, informando o nome completo da Instituição. Assim que o cadastro for realizado, você receberá um aviso para que possa prosseguir a sua inscrição no evento.

3) Quantas horas complementares o evento certifica e como procedo para validar essas horas?

Cabe a cada Unidade Acadêmica/Escola a análise e a validação da carga horária do evento.

4) Como comprovo a participação no evento?

Durante o evento, no início de cada turno, faz-se necessário registrar a frequência no credenciamento. Será fornecido certificado a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

5) O pagamento do evento pode ser parcelado?

Não é possível optar por essa forma de pagamento. Verifique no site outras opções disponíveis.

6) Como inserir/alterar as informações na minha inscrição já realizada?

Contate o setor Educação Continuada (EDUCON) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320 3680.

7) É necessário realizar a inscrição antes do prazo de aceitação do trabalho?

Sim, o trabalho será avaliado após a confirmação do pagamento no evento. Caso o trabalho não seja aceito, você pode entrar em contato com a Educação Continuada (EDUCON) e solicitar o reembolso da inscrição, respeitando o prazo para solicitação de ressarcimento: [email protected] / Telefone (51) 3320 3680.

8) O evento aceita pagamento por empenho (pessoa jurídica)? Caso aceite, como proceder?

Sim, o evento aceita esta forma de pagamento. Entre em contato com a Educação Continuada (EDUCON) para informar-se sobre como proceder: [email protected] / Telefone (51) 3320 3680.

* Informações adicionais (garantia de no-show, estacionamento, taxa de turismo e internet, outras opções de quarto), verifique diretamente com o hotel de interesse.

* Ao contatar o hotel, informe que participará do evento.

novotel

Hotel: Novotel Porto Alegre Três Figueiras

Endereço: Av. Soledade, 575 – Três Figueiras

Telefone: 55 51 3327 9292

Distância do evento: 4,2 km (12 minutos com transporte privado)

Contate o e-mail para solicitar a sua reserva: [email protected]

LOGO-RADISSON-POA2

Hotel: Radisson Porto Alegre

Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995 – Bela Vista

Telefone: 55 51 3019 8000

Distância do evento: 5 km (15 minutos com transporte privado)

Contate o e-mail para solicitar a sua reserva: [email protected]

Blue tree towers

Hotel: Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 3120 – Praia de Belas

Telefone: 55 51  3026 2200

Distância do evento: 7,5 km (18 minutos com transporte privado)

Contate o e-mail para solicitar a sua reserva: [email protected]

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